Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Planos econômicos dos anos 87 a 91: nova possibilidade de restituição de valores

Acordo permite forma mais rápida de compensar valores “perdidos” por poupadores

Publicado por Douglas Madeira
há 6 anos

No mês de março deste ano o Supremo Tribunal Federal ratificou o acordo a respeito dos planos econômicos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor 2 (1991), que foi firmado entre a Advocacia Geral da União (AGU), representantes de bancos e de poupadores. Na prática, as adesões de quem tem valores a receber começaram a poder ser feitas a partir de 1º de junho. Recentemente, foi divulgado na imprensa que em virtude deste acordo será injetado um valor aproximado de R$11 bilhões na economia, o que se dará mediante o pagamento de forma quase imediata a pessoas que ingressaram há anos com ações judiciais de restituição, bem como os seus herdeiros.

Deve-se frisar que a adesão ao acordo implicará na extinção das respectivas ações. Contudo, o recebimento do dinheiro será de forma mais rápida, por meio de conta corrente ou de depósito judicial - no caso de pagamento a herdeiros ou ao espólio. A adesão será liberada em 11 lotes, de acordo com o ano de nascimento do poupador, privilegiando os mais idosos. Os nascidos até 1928 estarão no primeiro lote, herdeiros e inventariantes de poupador falecido, no 10º lote e no 11º lote as pessoas que entraram com execução de ação civil pública em 2016, independentemente da idade.

Os poupadores terão até 1º de março de 2020 para aderirem ao acordo (dois anos após a homologação pelo STF). Esta adesão deverá ocorrer de forma gratuita e voluntária, sendo um excelente mecanismo para levantar um bom dinheiro frente à instabilidade política e econômica do país. Para tanto, os interessados deverão entrar em contato com seus advogados e seguir suas orientações quanto à correção monetária dos valores, bem como no que se refere aos procedimentos necessários para a adesão ao plano.

Rafaela Guzzi / Cássio S. de Ávila Ribeiro Jr

Ávila Ribeiro e Fujii Sociedade de Advogados

Originalmente publicado em: http://avilaribeiroefujii.com/blog.php

  • Publicações9
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações156
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/planos-economicos-dos-anos-87-a-91-nova-possibilidade-de-restituicao-de-valores/588007640

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 12 anos

Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO: RE XXXXX SP

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)